19 mar, 2014

7 fatos surpreendentes sobre o esqueleto!

Você sabia que o corpo de uma pessoa adulta é composto por 206 ossos, 32 dentes e uma rede de outras estruturas responsáveis por unir cada ossinho?  Pois é, cada partezinha desse seu “todo”, além de te manter em pé, é responsável por um monte de funções que você nem imagina. Aliás, aposto que existem um monte de outras coisas sobre o esqueleto humano que você ainda não sabe. Confira os 7 fatos surpreendentes sobre o esqueleto:

NÃO CONTROLAMOS OS OSSOS DIRETAMENTE

músculos

Sabe aquela história do esqueleto do armário que sai a noite para te assombrar? Esquece isso, meu filho! Isso tudo aí não passa de ficção, até porque não ele tem um cérebro para controlar seus movimentos (salvei sua vida, hein?). Além disso, quando as pessoas movem seus braços, por exemplo, não estão mandando ordens aos ossos e sim aos músculos. Só assim a gente pode se movimentar , ta bom?

ANIMAIS COM ESQUELETO INTERNO SÃO MINORIA!

esqueleto externo

Parece mentira, mas a ciência aponta que bichos com esqueletos internos correspondem a 2% das espécies animais do planeta! Ossos cobertos por músculos são uma “especialidade” dos vertebrados, mas 98% das espécies são invertebradas, como insetos, aracnídeos e moluscos. Além disso, nem sempre esse esqueleto externo é constituído de ossos, sabia? Ele pode ser composto também por quitina ou mesmo por substâncias líquidas, como no caso das medusas.  Essa é boa, hein?

1ª PRÓTESE FOI CRIADA NO EGITO ANTIGO

prótese

Desde que o mundo é mundo as pessoas aparecem com problemas variados que precisam de solução. No caso das próteses humanas, por exemplo, criadas para substituir partes do corpo, a ideia surgiu há quase 3 mil anos! Pira? Pois é, elas foram uma proeza dos egípcios, que começaram essa história criando um dedão do pé artificial, que facilitou a vida de quem precisava andar com aquelas sandálias antigas, sabe?

PESSOAS COM COSTELA A MAIS

cervical

Tem sempre alguém que precisa ser diferente dos outros, né? No caso da anatomia não poderia ser diferente: tem gente que nasce com uma costela a mais! É um fato estranho, mas há chances de que uma em cada 500 pessoas nasça com esse “problema”, vamos dizer assim; conhecido no mundo médico como costela cervical. Dizem que ela nasce a partir da base do pescoço e pode causar problemas de saúde, como dores nos ombros ou no pescoço, perda da sensibilidade dos braços, coágulos e outras coisinhas mais…

MAIS DA METADE DOS OSSOS ESTÃO NAS MÃOS E NOS PÉS

mãos

Nem parece, né?  Mas se você se lembrar das aulas de anatomia do colégio vai ver que os pés e as mãos são formados por muitos, muitos ossinhos minúsculos. Conforme os cientistas, cada mão têm 27 ossos e cada pé, 26. Assim, somando pés e mãos, esses membros ficam com 106 ossos, dos 206 de todo o corpo. Dá para acreditar?

TEORICAMENTE, BEBÊS TÊM MAIS OSSOS QUE ADULTOS

bebês

Bom, isso acontece na teoria porque os bebês recém-nascidos, por exemplo, têm cerca de 300 componentes diferentes no corpinho, que são uma mistura de ossos e cartilagens. Já viu o joelhinho de um bebê? Pois é, tudo que é molinho ali tende a enrijecer e “ossificar” com o tempo. O restante dos “ossos extra” acaba se juntando e formando ossos maiores. Isso sim é doideira, hein?


Seja o primeiro a comentar em 7 fatos surpreendentes sobre o esqueleto!

Deixe seu comentário: