Postado em:
14 jan, 2014

8 agências de inteligência e forças policiais famosas!

Selecionamos 8 agências de inteligência que quase todo mundo ja ouviu falar pelo menos uma vez na vida. Confira as 8 agências de inteligência e forças policiais famosas.

1. Scotland Yard

Quando surgiu: 1829
Quando Sir Robert Peel fundou a Polícia Metropolitana de Londres, em 1829, provavelmente não imaginava que ela se tornaria popular em todo o mundo. A instituição, mais conhecida pelo nome de Scotland Yard, é quase um personagem dos contos de Sir Arthur Conan Doyle: a força policial e o fictício Inspetor Lestrade fazem parte de várias aventuras do detetive Sherlock Holmes. A Polícia Metropolitana londrina ganhou o “apelido” graças à localização de sua primeira sede, que ficava na região de Londres conhecida como Great Scotland Yard. A sede foi transferida em 1890, mas o nome ficou. Elementar, meu caro.

2. FBI

Quando surgiu: 1908
Pode até parecer que sim, mas o FBI não existe apenas para dificultar o download de filmes. O departamento de investigação dos Estados Unidos tem jurisdição investigativa sobre mais de 200 categorias de crimes federais e existe há um bom tempo. Para suprir uma carência de investigadores no Departamento de Justiça dos Estados Unidos, em 1908 foi criado o BOI (Bureau of Investigation), escritório de investigação que, a partir de 1935, passou a ser conhecido como FBI (Federal Bureau of Investigation). O Departamento Federal de Investigação estadunidense teve como primeiro diretor J. Edgar Hoover. A figura controversa, que foi vivida no cinema por Leonardo DiCaprio em filme de 2011 dirigido por Clint Eastwood, ocupou o cargo por 37 anos, até sua morte, em 1972. Para evitar futuras polêmicas relacionadas ao abuso de poder, o FBI determinou depois disso que diretores poderiam ocupar o cargo durante, no máximo, 10 anos.

3. Interpol

Quando surgiu: 1923
Caso queira descobrir onde no mundo está Carmen Sandiego – ou qualquer criminoso de verdade que adore cruzar fronteiras mundo afora – uma boa opção é recorrer à Organização Internacional de Polícia Criminal. Mais conhecida como Interpol, sigla que deriva do nome em inglês International Criminal Police Organization, a organização internacional ajuda na cooperação de forças policiais dos seus 188 países membros. Ela foi criada em 1923, na cidade de Viena, na Áustria, ainda com o nome de Comissão Internacional de Polícia Criminal. Depois de ficar sete anos sob o controle da Alemanha nazista, entre 1938 e 1945, a organização foi revivida com o nome atual em 1956 e hoje sua sede está em Lyon, na França.

4. CIA

Quando surgiu: 1947
Os fãs do seriado Homeland já sabem de cor: a CIA, Central Intelligence Agency (Agência Central de Inteligência), é responsável por monitorar e coletar informações sobre governos estrangeiros, corporações e indivíduos, monitorando riscos e combatendo o crime organizado, o tráfico de drogas internacional e todo tipo de ameaça ao país do Tio Sam. A CIA foi criada em 1947 pelo então presidente Harry S. Truman e é a sucessora da Agência de Serviços Estratégicos, formada durante a Guerra Fria e responsável por coordenar as atividades de espionagem entre os ramos das Forças Armadas dos Estados Unidos.

5. Mossad

Quando surgiu: 1949
Mossad, Instituto para Inteligência e Operações Especiais, é o serviço secreto de governo Israel. Com sede em Tel Aviv, o serviço civil formado em 1949 responde ao primeiro-ministro israelense. O Mossad esteve envolvido na “Cólera de Deus”, codinome da operação que tinha como objetivo eliminar os responsáveis pelo assassinato de onze atletas israelenses nos Jogos Olímpicos de 1972 – episódio conhecido como Massacre de Munique.

6. KGB

Quando surgiu: 1954
Sua origem remete ao Tcheka, um grupo paramilitar russo criado antes da Revolução de 1917. Porém, foi somente em 1954 que de fato surgiu o Komitet Gosudarstvennoi Bezopasnosti – ou KGB, para os mais íntimos. O nome complicado, que em português significa “Comitê de Segurança do Estado”, batiza a polícia secreta e política que concentrava todos os serviços secretos da antiga União Soviética. No seu currículo de operações estão espionagem, pesquisa científica e técnica e até “negócios sujos”, como sequestros e assassinatos. A KGB chegou a dispor de trezentos mil associados, blindados, caças e barcos, atingindo o status equivalente a um ministério. Não é a toa que James Bond já teve tantas desventuras envolvendo agentes do KGB.

7. SWAT

Quando surgiu: 1960
A SWAT já inspirou séries, filmes e videogames.Tamanha popularidade tem explicação: SWAT, sigla que vem do inglês Special Weapons And Tactics (Armas e Táticas Especiais), é o nome dado para unidades policiais altamente especializadas, formadas por um grupo seleto e preparado para situações de emergência e missões especiais. A primeira (e talvez, ainda a mais famosa) unidade SWAT foi criada em Los Angeles, na década de 1960. Os policiais especializados e equipados com armas especiais passaram a integrar o chamado Pelotão D do Departamento de Polícia da cidade.

8. BOPE

Quando surgiu: 1978
O filme Tropa de Elite, dirigido por José Padilha e inspirado no livro Elite da Tropa, de André Batista, Rodrigo Pimentel e Luiz Eduardo Soares, ajudou a tornar as Tropas Especiais do Rio de Janeiro mundialmente conhecidas. O BOPE – Batalhão de Operações Especiais – foi criado em 1978 e é responsável por atuar em situações críticas ou missões especiais. O uniforme negro e os carros blindados conhecidos como “Caveirões” são alguns dos seus símbolos mais famosos, assim como o seu emblema (a faca na caveira). As Tropas Especiais também existem em outros estados, mas adotam outras nomenclaturas – como GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais ou Grupo de Apoio Tático Especial),em Minas Gerais e São Paulo, e GOE (Grupo de Operações Especiais), em Rondônia e Mato Grosso.


1 Comentário em 8 agências de inteligência e forças policiais famosas!

  • from hell disse:

    BOPE?!?!? Famoso? Só por aqui.

  • Deixe seu comentário: