06 jan, 2014

As primeiras cirurgias plásticas do mundo!

  • Walter Yeo, um marinheiro britânico durante a Segunda Guerra Mundial, é frequentemente citado como a primeira pessoa conhecida a ter se beneficiado de uma cirurgia plástica.

a98767_first-plastics_1-skin

Walter sofreu ferimentos faciais terríveis, incluindo a perda de pálpebras inferiores e superiores, enquanto estava a bordo do HMS Warspite em 1916 durante a Batalha da Jutlândia. Em 1917, ele foi tratado por Sir Harold Gillies, o primeiro homem a usar enxertos de pele de áreas não danificadas no corpo, também conhecido como “o pai da cirurgia plástica.”

Gillies, em Londres, abriu uma ala especializada para o tratamento da faces feridas no Hospital Queen Mary, em Sidcup, Kent. Walter Yeo foi um dos primeiros pacientes a se beneficiar de sua técnica recém-desenvolvida, uma forma de enxerto de pele chamada “entubado pedical.” Novas pálpebras com uma “máscara” de pele enxertado em seu rosto e olhos melhoram muito seu estado.

  • William M. Spreckley, um dos primeiros trabalhos de nariz já registrado

trabalhos com nariz

Há registros detalhados de que a cirurgia plástica no nariz pioneira foi realizada pelo Dr. Harold Gillies na Primeira Guerra Mundial, no paciente William M. Spreckley, um tenente do serviço britânico. Ele foi internado em Janeiro de 1917, na época com 33 anos, com um ferimento a bala no nariz. Recebeu alta só três anos e meio após, em outubro de 1920.

  • Willie Vicarage, o primeiro homem a receber uma Reconstrução Radical

queixo reconstruido

Willie Vicarage, sofreu grandes ferimentos faciais na Batalha da Jutlândia, em 1916, e acabou sendo um dos primeiros homens a receber uma reconstrução facial radical. Não existiam ainda antibióticos, o que significa que fazer enxerto de tecidos de uma parte do corpo para outra era muito mais dificil, por conta das inúmeras infecções que o paciente ficava sujeito. Mas ao tratar Vicarage, Dr. Gillies inventou o “entubado pedículo.” Este método utilizou um retalho da pele do peito na face. A diferença é que o enxerto foi feito totalmente isolado por um tubo, o que diminuiu drasticamente o índice de infecção.

Palmas para o Dr. Gillies, no final das contas :D


1 Comentário em As primeiras cirurgias plásticas do mundo!

  • Kelly Emidio disse:

    Nossa super interessante!

  • Deixe seu comentário: