Postado em:
06 jan, 2014

8 características bizarras dos supermercados da China!

O pessoal do site Business Insider resolveu dar uma pesquisada nas diferenças vistas nas lojas do Wal-Mart na China, constatando a grande diferença em relação aos pontos de venda nos Estados Unidos. O que eles concluíram é que lá pelas bandas do Oriente as formas de compra são muito diferentes do jeito ocidental, chegando até a serem um pouco bizarras em alguns aspectos (pelo menos no nosso ponto de vista).

Obviamente, tudo faz parte da cultura deles e, assim como cada país tem seus costumes, a China tem os seus — mesmo que eles sejam um pouco mais excêntricos do que no resto do mundo. Confira abaixo alguns contrastes e as peculiaridades das compras nos supermercados chineses que muito ocidental pode achar esquisitos, mas que para eles é totalmente normal.

1 – Escolher a carne com as mãos

717614937316952-t640

Açougueiro para quê? Lá na China, esse funcionário não tem vez no Wal-Mart, pelo menos não no atendimento ao público como vemos aqui no Brasil. As pessoas escolhem o seu corte preferido em uma montanha de carne crua.

É uma festa, todo mundo pegando, devolvendo, levando para casa, tudo absolutamente normal. Na foto acima, você pode ver os clientes do Wal-Mart de Chongqing selecionando pedaços de carne de coelho.

2 – A multidão do consumo

7176149373161023-t640

Sabe aquele domingão pré-festas de Natal e Ano-Novo ou aquele primeiro dia do mês, em que você é obrigado a ir ao supermercado e se depara com aquela multidão desesperada, batendo carrinhos, formando enormes filas nos caixas e tudo mais? Pois, lá na China, é bem comum que as compras sejam sempre dessa forma. Isso porque no país mais populoso do mundo também falta espaço nas lojas para dar conta de tanta gente.

3 – Vivo e fresco

Quer um peixe fresco? É só ir até o tanque com o tipo que você deseja e, literalmente, pescá-lo. O mesmo acontece com rãs e tartarugas, que são consumidas mais frequentemente na China. Os bichos ficam em tanques com água, vivos para manter o frescor. Existem também a forma tradicional com os peixes já abatidos e limpos no gelo para quem preferir.

4 – Transporte grátis

7176149373161115

Para tornar a vinda dos clientes mais fácil para o supermercado, o Wal-Mart da China oferece ônibus grátis para eles.

5 – Vai um jacaré?

717614937316122

Outros bicho que fica em exposição junto dos peixes é o jacaré, que tem a carne bastante consumida por lá, assim como outros répteis exóticos que podem eventualmente aparecer na gôndola com gelo para a venda.

6 – Arroz a granel

7176149373161249

O arroz é vendido em gigantes cubas abertas para que os clientes peguem a quantidade necessária para o consumo. Isso acontece porque os chineses preferem levar quantidades menores (apesar de o arroz ser muito consumido no país), pois sofrem pela falta de espaço para guardar mantimentos em casa.

7 – Há seções de doces de luxo

7176149373161355-t640

Está aí uma parte bem mais agradável das lojas do Wal-Mart na China. Muitas delas possuem uma seção especial com doces e chocolates de luxo. Aí sim!

8 – Alimentos mais expostos

7176149373161046

Como você já conferiu em alguns itens acima, os supermercados chineses gostam de expor os seus alimentos sem a necessidade de embalagem, como acontece no caso das carnes e outras opções. Segundo o estrategista Brian Sozzi, os chineses estão mais focados na ingestão de alimentos com aparência natural, que parecem ter vindo direto da fazenda.


5 Comentários em 8 características bizarras dos supermercados da China!

  • marina disse:

    Escolher a carne com as mãos aqui em recife tem! Principalmente costela, bisteca, peito de frango e peixe!

  • Aurelius Khan disse:

    Lá as hortas tem mau cheiro.
    Eles usam fezes humanas como adubo.

  • Urso disse:

    Arroz a granel… Compramos qui, arroz que não precisa ser lavado, mas se vc não lava, põe sua vida em risco. Imagine a granel… kkk

  • Lucca Marmion disse:

    Que povo atrasado, PQP! Os evoluídos jogam as fezes nos rios de água doce. Afinal quem precisa beber água né?

  • Nome Sobrenome disse:

    brasil voçês não têm shoppings com transportes gratuitos? que país são voçês? ha pois é um monte de favelas e de gente analfabeta lol

  • Deixe seu comentário: