Postado em:
26 nov, 2013

Top 10 séries mais bem escritas de todos os tempos!

Quais são as melhores séries? Questão de opinião não é? Eu pelo menos penso assim, tenho certeza que várias séries que eu considero incríveis, podem desagradar a muita gente. Mas o Writers Guild of America (tipo o sindicato dos roteiristas), fez uma lista com  as 101 mais bem escritas de todos os tempos.

Não vou listar as 101 (Vocês tão loucos?) mas vamos pra um top 10 então, vou postar um resuminho também (chupinhado da wikipedia) pra vocês conhecerem um pouco de cada série. Se quiser ver todas as 101, clique aqui.

Em 10º The West Wing

West Wing é uma série que mostra acontecimentos na Casa Branca, especificamente na ala Oeste, o centro nervoso do lugar, onde o presidente (Martin Sheen) e seus assessores diretos trabalham. Entre eles estão: Sam Seaborn (Rob Lowe), subdiretor de comunicação; Leo McGarry (John Spencer), Chefe de Gabinete (Chief of Staff); Toby Zigler (Richard Schiff), diretor de comunicação; Madeline Hampton (Moira Kelly), uma passional consultora política; Josh Lyman (Bradley Whitford), chefe de Madeline e C.J. Creeg (Allison Janney), uma super secretária de imprensa, cujo papel é falar pela Casa Branca e livrar o presidente de embaraços!

9º The Wire

The Wire foi concebida por David Simon, ex-jornalista, e Ed Burns, ex-policial e professor em Baltimore. A série inova ao ter uma perspectiva ampla e multilateral dos temas tratados. Cada temporada funciona como um romance com início, meio e fim, tendo sempre diferentes personagens no foco central, sem no entanto abandonar os personagens já conhecidos. As histórias foram baseadas nas experiências dos dois criadores: Simon é o autor deHomicide: A Year in the Killing Streets, que narra o cotidiano real do Departamento de Homicídios de Baltimore nos anos 80, onde conheceu Burns. Os dois juntos escreveram The Corner: A Year in the Life of an Inner-City Neighborhood, que descreve o cotidiano real de uma família em um gueto dominado pelo tráfico. Os dois livros viraram séries de TV nos anos 90, e inspiraram a maioria dos personagens e histórias apresentados em The Wire.

8º Cheers

Cheers (em Portugal intitulada Cheers, Aquele Bar) é o nome da sitcom americana de Charles-Burrows-Charles Productions em associação com a Paramount Television para a NBC. A série transmitida pela primeira vez a 30 de Setembro, 1982, até 20 de Maio, 1993, sendo uma das séries de televisão mais longas, com 11 temporadas e 273 episódios. Um dos seriados cômicos mais influentes da TV. A série durou 11 temporadas, revelou astros como Kirstie Alley e Woody Harrelson e foi líder de audiência nos EUA.

Cheers é o nome desta longa série em forma de uma comédia (11 temporadas), produzida por Charles-Burrows-Charles Productions em associação com a Paramount Television. Foi apresentado pela primeira vez, nos Estados Unidos, pela rede de televisão NBC em 30 de setembro de 1982 e seu último episódio em 20 de maio de 1993, tendo sido apresentados um total de 270 episódios. Cheers, demorou um pouco para consolidar-se.

7º  Mad Men

Mad Men é uma série de televisão dramática americana criada e produzida por Matthew Weiner. É exibida às noites de domingo pelo AMC, canal americano de televisão por assinatura, com produção da Lionsgate Television. Seu primeiro episódio foi ao ar originalmente em 19 de julho de 2007, estando, atualmente, a ser exibida a 6ª e possível penúltima temporada.

A série se passa na década de 1960, inicialmente na agência de publicidade fictícia Sterling Cooper, localizada na Madison Avenue, em Nova York, e posteriormente na firma Sterling Cooper Draper Pryce. O foco da série é o personagem Don Draper (Jon Hamm), diretor de criação da Sterling Cooper e um dos sócios-fundadores da Sterling Cooper Draper Pryce, bem como as pessoas que fazem parte da sua vida, tanto dentro quanto fora do escritório. A trama tem como foco a parte profissional das agências de publicidade, bem como as vidas pessoais dos personagens que trabalham nelas, e mostra as mudanças sociais ocorridas dos Estados Unidos da época.

Mad Men recebeu elogios da crítica, especialmente por sua autenticidade histórica, seu estilo visual, figurino, atuações, roteiro e direção, e conquistou diversos prêmios, incluindo quinzeEmmys e quatro Globos de Ouro. É a primeira e única série de basic cable a conquistar o Emmy de série dramática de destaque, vencendo-o em cada uma de suas primeiras quatro temporadas (2008, 2009, 2010 e 2011).

No Brasil a série é transmitida em rede aberta na TV Cultura e em rede fechada pelo canal HBO.

6º Mary Tyler Moore 

The Mary Tyler Moore Show é uma série estadunidense de TV, do gênero Comédia (Sitcom), criada por James L. Brooks e Allan Burns para o canal CBS. Ela estreou em 19 de setembro de 1970 e seu último episódio foi em 19 de março de 1977 (com o total de 168 episódios). No Brasil, ela foi exibida pela Rede Globo.

A série conta a história de uma mulher de 30 anos, Mary Richards, solteira e profissionalmente bem-sucedida, que exerce a carreira de produtora de um canal de TV.

No episódio piloto, Mary Richards se muda para Minneapolis depois de terminar um noivado de dois anos. Procurava emprego de secretária da Estação de TV WJM, e foi surpreendida com a proposta de ser produtora do programa jornalístico Six O’Clock News.

5º M*A*S*H

M*A*S*H foi uma premiada série de televisão americana. Do género comédia dramática, foi exibida pela CBS entre 17 de setembro de 1972 e 28 de fevereiro de 1983.

Era inspirada no filme homônimo dirigido por Robert Altman e baseado no romance de Richard Hooker, que ganhou a Palma de Ouro em Cannes em 1970 e o Óscar de Melhor Roteiro (adaptado). Foi um dos mais importantes manifestos antibélicos da TV. O seriado tinha como alvo a Guerra do Vietnã, que na época atingia o seu auge, mas a série abordava uma guerraanterior: a Guerra da Coréia, igualmente violenta.

A série transformou-se numa das de maior sucesso e duração dos EUA, ficando onze anos no ar, num total de 251 episódios. O episódio final da série, exibido em 1983, manteve o recorde de audiência da televisão norte-americana (105,97 milhões de espectadores) até o dia 7 de fevereiro de 2010, sendo superado pela 44ª edição do Super Bowl (106,5 milhões).

4º All In The Family

All in the Family (título em Portugal Uma Família às Direitas e no Brasil Tudo em Família) foi um(a) popular e premiado(a) seriado de comédia/série da televisão norte-americana. O seu primeiro episódio, foi transmitido na rede CBS no dia 12 de janeiro de 1971 e o último no dia 8 de abril de 1979 na mesma emissora. Em setembro de 1979, o personagem principal de All in the Family, Archie Bunker, retornou à CBS em um novo programa, o Archie Bunker’s Palace (que durou quatro anos, até 1983).

Produzido por Norman Lear e baseado no seriado britânico Til Death Us Do Part da BBC, All in the Family foi pioneiro em certos aspectos da televisão americana, tratando de temas até então considerados pôlemicos como racismo, homossexualidade, feminismo, estupro, aborto espontâneo, câncer de mama, menopausa e impotência sexual.

O programa foi muito popular, ficando em primeiro lugar na lista dos mais assistidos de acordo com o Instituto Nielsen por cinco temporadas, de 1971 a 1976. Apenas dois outros programas, The Cosby Show e American Idol repetiram o feito. Em 2002, foi eleito o quarto melhor de todos os tempos pela revista TV Guide.

3º  The Twilight Zone

Além da Imaginação no Brasil e Quinta Dimensão em Portugal, é uma série de televisão americana criada por Rod Serling e dirigida por Stuart Rosenberg, apresentando histórias deficção científica, suspense, fantasia e terror. Mediante o sucesso popular da série, ao longo de sua história foram realizadas diversas temporadas e continuações. Além da imaginação (1959), de 1959, da CBS, possui 5 temporadas e 156 episódios, enquanto que na década de 1980 foi lançada, ainda pela pela CBS O Novo Além da imaginação, com 3 temporadas. Essa primeira continuação foi precedida por um filme, No Limite da Realidade que causou polêmica pela morte de um dos atores no set de filmagem. Já no século XXI, houve a produção, pela UPN, de Além da imaginação (2002) com apenas uma temporada, apresentada por Forest Whitaker.

A grande maioria dos episódios abordava histórias com elementos sobrenaturais, ocorrências “Além da Imaginação” e inexplicáveis, tais como viagens no tempo, mundos paralelos, viagens espaciais, alienígenas, fantasmas, vampiros e outras situações misteriosas, ambientadas em um local denominado “Zona do Crepúsculo” ou “Twilight Zone“, que originalmente dava título à série.

2º Seinfeld

Seinfeld é uma sitcom exibida originalmente nos Estados Unidos pela rede NBC por nove temporadas, entre 5 de julho de 1989 e 14 de maio de 1998. Foi criada por Larry David e Jerry Seinfeld, este último estrelando o programa como uma versão fictícia de si mesmo. Situado predominantemente em um prédio de apartamentos no Upper West Side de Manhattan (mas filmado em grande parte em Los Angeles), Seinfeld apresenta um grupo de amigos e parentes de Jerry, entre eles George Costanza, Elaine Benes e Cosmo Kramer.

O programa foi produzido pela Castle Rock Entertainment e distribuído em parceria com a Columbia Pictures Television e Columbia TriStar Television; desde 2002 suas reprises são distribuídas pela Sony Pictures Television. Muitos dos episódios foram co-escritos por Larry e Jerry com o apoio de diversos roteiristas. Sucesso comercial, de crítica e fenômeno cultural, Seinfeld foi líder das Nielsen Ratings durante sua sexta e nona temporadas, terminando entre as duas principais audiências (juntamente com ER) de todos os anos entre 1994 e1998.1

É considerada uma das melhores séries televisivas já realizadas, sendo eleito o “melhor programa de todos os tempos” pelo TV Guide em 2002 e o terceiro “melhor programa dos últimos 25 anos” pela Entertainment Weekly, atrás apenas de The Sopranos e The Simpsons.

1º The Sopranos

The Sopranos (no Brasil, Família Soprano e em Portugal, Os Sopranos) foi uma premiada série de televisão dramática americana criada em 1999 por David Chase e produzida pelaHBO.

A série acompanha a vida de Tony Soprano, um mafioso ítalo-americano de Nova Jersey que procura a ajuda de uma psiquiatra para conseguir lidar com a sua vida familiar e com os negócios da máfia.

Como anunciado em 2006 pela HBO, a série terminou em 2007.


Seja o primeiro a comentar em Top 10 séries mais bem escritas de todos os tempos!

Deixe seu comentário: