Postado em:
24 jun, 2012

Por que sentimos sono depois de comer?


Quem nunca ficou com sono logo após o almoço? Naquela moleza e uma imensa vontade de ir dormir? Pois bem, vejamos a seguir porque isso acontece e o que causa toda essa preguiça após as refeições.

O organismo sofre algumas alterações que nos dá a sensação de falsa hibernação, ou seja, aquele estado de sonolência e inatividade das funções vitais do organismo. Essa sensação ocorre quando o alimento chega ao estômago, pois nesse momento concentra maior quantidade do fluxo sanguíneo corpóreo nessa região com a finalidade de facilitar o seu processo, que faz com que o cérebro fique menos oxigenado e o sistema nervoso mais irrigado. Além de acontecer a interrupção do estado de alerta cerebral.

E o grande causador dessa interrupção é o açúcar presente nos alimentos. Estes fazem com que as células nervosas que tem a função de nos deixar em alerta parem de liberar os sinais necessários para manter o nosso corpo assim e conseqüentemente nos leva ao sono.

Por causa desse efeito causado pelo o açúcar, é recomendado diminuir a ingestão de alimentos que são ricos em glicose nas refeições. Principalmente no almoço quando estamos na metade do dia e ainda temos algo a fazer. Por isso procure se alimentar bem com alimentos mais leves, para que os sinais de alerta das células nervosas não sejam interrompidos.


Seja o primeiro a comentar em Por que sentimos sono depois de comer?

Deixe seu comentário: