Postado em:
22 jul, 2011

Os 10 mais estranhos insetos!

1. Bicho-pau Gigante

Embora os insetos sejam os menores animais lá fora, há uma exceção. Este tem aproximadamente 38 centímetros de comprimento, o que faz com que seja o mais longo inseto do mundo. Ele pode facilmente quebrar suas pernas enquanto tenta escapar de predadores, mas estas são capazes de se regenerar rapidamente. Este estranho animal pode ser encontrado na grama, carvalhos, videiras e entre outros. Aqueles que não querem encontrá-lo nestes lugares podem comprar um e apreciá-lo como bicho de estimação.

2. Besouro-hércules

Talvez este seja um dos mais feios, mas sua fama vem de sua força. Esse inseto é tão forte que é capaz de suportar incríveis 850 vezes seu próprio peso. Felizmente, o besouro-hércules é vegetariano e não agressivo, ou pelo menos não enquanto não está disputando uma fêmea. Tem cerca de 15 centímetros e vive somente na América do Sul.

3. Cave Glowworms

Os Pirilampos Caverna (Cave Glowworms) são famosos por fazerem deslumbrantes texturas nas cavernas da Nova Zelândia, o que atrai muitos turistas. Embora se pareçam com mosquitos, são larvas que fazem essas incríveis imagens. O brilho vem de um órgão que é equivalente ao rim humano e que tem a habilidade de produzir luz azul-claro.

4. Afrocimex constrictus

A imagem não sugere a estranheza deste inseto, mas o comportamento do macho é inacreditável. Embora as fêmeas possuam aparelho reprodutor, os Afrocimex constrictus utilizam o seu membro “afiado” para perfurar o exoesqueleto das fêmeas e liberar os espermatozóides diretamente em sua corrente sanguínea. Esse é o motivo pelo qual as fêmeas desenvolveram um órgão paragenital, cavidade onde é depositado o sêmen, para lhes defender do parceiro agressivo. Acredite ou não, mas mesmo alguns machos desse gênero desenvolveram o mesmo sistema de defesa.

5. Ninfa da Selva

A Ninfa da Selva, apesar do nome, tem um ciclo de vida realmente estranho. Seus ovos podem durar um ano e até mesmo 15 meses para entrar no estágio de ninfa. Durante este tempo ela troca de exoesqueleto (muda ou ecdise) 5 ou 6 vezes. Então, uma vez adulta, ela deixará de crescer e também não mais trocará de exoesqueleto. Outra estranha característica é a agressividade da fêmea. Quando ameaçada ela tenta derrubar o oponente com suas pernas, enquanto na mesma situação o macho se finge de morto. A Ninfa da Selva pode ser encontrada na Austrália.

6. Strepsiptera

Esse é mesmo um estranho ciclo de vida. O Strepsiptera é um parasita. A larva sobe em uma flor e espera outro inseto subir nela. Então, ela entra no corpo do inseto e se alimenta do seu sangue e órgãos. A fêmea vive quase toda dentro do corpo do hospedeiro, exceto pelos seus órgãos sexuais, que ficam de fora. Após os ovos serem botados, os jovens procuram por suas flores e por seus próprios hospedeiros.

7. Formiga cabo-verde

Uma única mordida desta formiga é tão dolorosa que é comparada a uma bala. Ela pode tornar o seu tempo muito ruim, causando tremor, ardor, transpiração latejante, e às vezes paralisia que duram cerca de 24 horas. Vive em florestas tropicais, de Nicarágua até a bacia amazônica.

8. Louva-a-deus Orquídea

Os Louva-a-deus Orquídea desenvolveram um ótimo meio de caçar suas presas. Eles têm uma boa aparência para um inseto, então quando estão em uma flor eles ficam quase que invisíveis devido suas bonitas cores e só o que precisam fazer é esperar que um outro delicioso inseto apareça. Agora, quem disse que só os humanos usavam da beleza pra ‘caçar suas presas’?

9. Amazon Tree Ants

Animais na Amazônia tem que achar diversas maneiras de caçar, mas estes talvez sejam um dos mais espertos. Eles constroem armadilhas para pegar suas presas a partir de fibras de árvores e esperam o “jantar” chegar. Quando alguma coisa cai na armadilha, eles quebram a perna da presa, cortam-na em vários pedaços e compartilham com os outros membros da colônia. Isso permite com que comam insetos muito maiores que eles.

10. Besouro-golias

Como o nome diz, este é um inseto muito grande. Se medido em termos de tamanho, volume e peso é o maior em todo o mundo. O besouro-golias é natural da África tropical e seu corpo de 10 centímetros pode não parecer muito, até você mesmo ver. Muitas pessoas os usam como bicho de estimação, alimentando-os com comida de cachorro, embora as frutas sejam suas favoritas no habitat natural.


1 Comentário em Os 10 mais estranhos insetos!

  • rafalol disse:

    primeiro lol forever alone

  • Deixe seu comentário: