Postado em:
13 jun, 2011

Alpinista cego usa língua como sonar e é sucesso nos Eua!

Dizem que o que os olhos não veem, o coração não sente. Pensando assim, muitos devem achar que esse alpinista não tem medo de altura, justamente por ser cego. Mas é aí que todos se enganam…veja só essa história.

Mais de 30 anos depois de ter perdido a visão, Erik Weihenmayer, dos EUA, é capaz de praticar esportes radicais e escalar montanhas. Ele usa óculos com câmeras que enviam imagens a um computador preso à cintura. O computador traduz as imagens em uma foto de baixa resolução do ambiente. Essa imagem, então, é enviada a uma das partes mais sensíveis do corpo dele.Não, não é isso aí que você pensou! Com a ajuda de um aparelho chamado BrainPort, ele consegue perceber o ambiente ao seu redor por meio de sua língua.

Em um dispositivo que ele coloca na boca, centenas de minúsculos estimuladores elétricos tentam traduzir em pequenos choques as imagens que mais se destacam perante a câmera. O alpinista conta que os estímulos criam linhas, formas e, por fim, imagens que são reinterpretadas pelo seu cérebro.

O dispositivo lhe dá senso de espaço. Com a ajuda de uma segunda pessoa isso permite que ele possa praticar alpinismo sem atrapalhar seu parceiro. Atualmente ele coleciona várias escaladas. Veja o vídeo:


Fonte: BBC & R7

Fonte: Naoacreditoblog


Seja o primeiro a comentar em Alpinista cego usa língua como sonar e é sucesso nos Eua!

Deixe seu comentário: