Postado em:
13 jun, 2011

7 recordes muitos bizarros!

Convenhamos que grande parte dos registros que aparecem no Guinness, o Livro dos Recordes, são bizarros. Porém, no mar de aberrações, existem algumas que conseguem se destacar. Desde a criança mais peluda do mundo até a maior labareda produzida por um engolidor de fogo, prepare-se para se surpreender!

1 – O maior número de recordes atuais de um indivíduo

Começamos com o mestre da arte de quebrar recordes. Ashrita Furman é o maior detentor de recordes do Livro Guinness, com 121 títulos em seu currículo. Seus feitos incluem fazer malabarismo embaixo d’água enquanto estava cercado por tubarões em um aquário na Malásia e saltar em uma bola pula-pula na Grande Muralha da China.

A primeira marca de Furman, de 56 anos, foi estabelecida em 1979 pelo maior número de saltos realizados pulando corda: 27 mil. Depois disso, ele já quebrou outros 342 recordes mundiais, muitos dos quais já foram superados. Ele ganhou seu título mais recente no dia 13 de maio pela “maior quantidade de limões colhidos com os olhos vendados em um minuto por uma equipe de dois”.

Furman, apelidado de “Sr. Versatilidade” pela sua capacidade de estabelecer novos recordes em uma ampla gama de categorias, bateu recordes em todos os sete continentes do planeta. Esses incluem bombolear em Ayers Rock, na Austrália, ficar em pé sobre uma bola em Stonehenge, na Inglaterra, e caminhar equilibrando um taco de sinuca perto das pirâmides do Egito.

2 – O ronronar mais barulhento de um gato doméstico

Se você adora o ronronar de um gato, Smokey é o bichano perfeito para você. Seu som pode chegar a 67,7 decibéis – aproximadamente tão alto quanto um barbeador elétrico. Com essa marca, Smokey é o orgulhoso detentor do recorde mundial do Guinness para o mais alto ronronar de um gato doméstico.

O gato malhado cinza ganhou reconhecimento quando sua dona, Ruth Adams, de Northampton, no Reino Unido, decidiu organizar um concurso local para encontrar o gato com o ronronar mais poderoso da região. Obviamente, seu gato ganhou. Estudantes de um colégio registraram o ronronar do animal e o submeteram ao julgamento do Guinness.

Os gatos domésticos normalmente ronronam em uma faixa que vai de cerca de 22 a 30 decibeis. Mas são as baleias azuis que possuem o título de mais alto som entre os animais: as músicas que elas cantam atingem incríveis 188 decibéis: mais que o dobro de um cortador de grama.

3 – A criança mais peluda do mundo

Supatra “Nat” Sasupha, 11 anos, nasceu com hipertricose, uma condição genética rara que causa a pilosidade excessiva e é também popularmente conhecida como “síndrome do lobisomem”. Juízes do Guinness avaliaram o pelo do corpo de Sasuphan utilizando o método Ferriman Gallwey, que consiste em medir a quantidade de pelo encontrada em nove diferentes partes do corpo – o lábio superior, queixo, peito, costas, abdômen, braço, antebraço, coxa e panturrilha. Depois da avaliação, os juízes coroaram a garota com o título de criança mais peluda do mundo.

Engana-se, porém, quem pensa que Sasuphan se incomoda ou se sente mal com toda essa agitação. Muito pelo contrário. “Ser cabeluda me tornou especial”, comemora Sasuphan. “Este é o dia mais feliz da minha vida!”, disse, no momento da “coroação”.

4 – A maior labareda produzida por engolidor de fogo

Haja fôlego! O engolidor de fogo profissional Antonio Restivo detém o recorde de maior labareda já produzida por um humano: a chama atingiu incríveis 8 metros de altura. Atualmente, ele é a atração principal do show “Torneio dos Reis”, no hotel Excalibur, em Las Vegas, EUA.

No dia 11 de janeiro deste ano, o artista convidou um juiz do Guinness para testemunhar as suas gigantescas labaredas. Para medir as chamas, um papel com marcação de metragem foi grudado na parede do local, chegando até o teto. Depois de duas tentativas, o engolidor de fogo soltou uma bola que tocou o limite máximo de 8 metros, quebrando o recorde anterior de 7,20 metros.

5 – O mais rápido digitador em um teclado de smartphone

A Copa do Mundo LG Mobile, sediada em Nova York, no dia 26 de janeiro, reuniu representantes dos quatro cantos do globo para competir pelo título do Guinness de mais rápida digitação em um smartphone. O vencedor foi o australiano Cheong Kit Au, que digitou a frase-padrão escolhida, de 264 caracteres, em 1 minuto e 17 segundos. Os caracteres tinham sido especialmente selecionados pelos organizadores do livro e tiveram de ser digitados em um teclado “qwerty” (sequência da primeira fileira de letras) de smartphone.

6 – A planta mais venenosa

O título vai para uma planta que não faz muito juz a seu nome… A nossa famosa mamona é também conhecida como a “palma de Cristo” em alguns lugares do mundo por seu óleo ter a capacidade de curar feridas. No entanto, a planta também tem o poder de matar: apenas um miligrama do veneno da planta pode tirar a vida um adulto.

Durante séculos, os chineses usaram óleo de mamona como um remédio para tratar lesões. A planta, como sabemos, também é usada para produzir biodiesel no Brasil. O óleo de mamona pode ser encontrado também no chocolate, quando utilizado como substituto da manteiga de cacau, bem como na fabricação de sabão, laxantes, tintas e plásticos.

É na sementes da planta, no entanto, que mora o perigo. Lá, encontra-se a ricina, uma toxina extremamente venenosa. A ricina está também presente em baixas concentrações nas suas folhas brilhantes, que são na maioria das vezes verde-escuro ou bordô.

7 – A pele do rosto mais elástica do mundo

Se você acha engraçado conseguir puxar um pouco da sua pele do cotovelo, fique sabendo que Garry Turner pode esticar a pele do seu abdômen até incríveis 15 centímetros, o que lhe rende o título acima. Sua pele é tão elástica que ele é capaz de puxar a cútis do pescoço completamente para cima do seu maxilar inferior.

Esse dom notável de Turner é devido a uma rara condição médica chamada Síndrome de Elhers-Danlos, uma doença do tecido conjuntivo que afeta a pele, ligamentos e órgãos internos. Em pessoas com Elhers-Danlos, o colágeno, que fortalece a pele e determina a sua elasticidade, se torna deficiente, resultando em um afrouxamento da pele e hipermobilidade das articulações.


3 Comentários em 7 recordes muitos bizarros!

  • I’d be inclined to pass on with you on this. Which is not something I typically do! I love reading a post that will make people think. Also, thanks for allowing me to speak my mind!

  • koty domowe disse:

    Pretty nice post. I just stumbled upon your blog and wanted to say that I have truly enjoyed browsing your blog posts. In any case I’ll be subscribing to your feed and I hope you write again very soon!

  • Deixe seu comentário: